quarta-feira, 6 de março de 2013

O que levar ao andar de bicicleta


Momento Bike visando promover ainda mais o uso da bicicleta como meio de transportes, trará algumas dicas para quem está começando ou pretende iniciar, o uso da bicicleta como opção de vida.

São dicas básicas para que minimize o máximo, transtornos que possa acontecer ao pedalar pelas ciclovias, ruas e avenidas do Brasil.

Nossa próxima dica é sobre O que levar ao andar de bicicleta.



Ao sair de casa para andar de bicicleta é muito importante ter consciência de que duas maquinas estarão trabalhando, a maquina humana e a bicicleta. E que ambas precisam de cuidados e atenções.


Em relação a maquina humana, ou seja VOCÊ, devemos tomar muito cuidado com a saúde, antes, durante e depois do pedal, por isso a importância de levarmos conosco:

  • Água
  • Alimentação
  • Isotônicos
  • Primeiros Socorros
  • Responsabilidade Ecologica

Água sempre devemos sempre levar água, em alguns artigos na internet, você já deve ter visto as pessoas repetirem água várias vezes em seqüência ao mencionar a sua importância. O que garanto a vocês não é exagero. Devemos beber muita água durante o pedal. Existem diversas formas de levar água consigo, pode ser através de caramanholas, mochila de hidratação, garrafas de água, etc.

Mochila de Hidratação

Caramanholas


Eu, particularmente, sempre levo água na caramanhola e levo uma garrafa de água de 2L congelada, em uma mochila com isso depois de horas de pedal tenho água gelada para beber, o que ajuda e muito a refrescar o corpo.


Leia também
Onde é seguro andar de bicicleta
Itens de segurança para ciclistas


Alimentação ao pedalar é primordial, independente do seu objetivo ao andar de bicicleta, que podem ser qualquer um dos já citados no artigo Qual bicicleta comprar (http://momentobike.blogspot.com.br/2013/02/qual-bicicleta-comprar-qual-melhor.html), o que vai diferenciar é a quantidade de calorias que devem ser consumidas no seu pedal. Não vou citar nenhuma orientação referente a quantidade de calorias consumidas, pois esta orientação deve ser feita por um nutricionista ou educador físico, de acordo com seu objetivo.
Nossa alimentação deve atender o suprimento de energia para realizarmos todo o passeio ciclístico, garantir a recuperação muscular mais efetiva após pedal. Essa energia pode ser obtida através de barras de cereais, gel de carboidratos, lanches naturais, frutas, etc.

Proteção deve ser encarada com a mesma preocupação quanto a hidratação ou alimentação. Me refiro a proteção como protetor solar, pois dependendo do Passeio Ciclístico, passamos de 2 a 6 horas expostos ao sol.

Primeiros Socorros é ignorado por muitos ciclistas, acredito que isso se deva pela cultura do brasileiro, que sempre acha que com ele não vai acontecer nada. Mas é importante levar um pequeno kit de primeiros socorros. Sobre o que levar neste kit, vai depender de cada pessoa. Pois existem pessoas que tem alguns cuidados especiais devido a doenças já existentes. No geral importante ter consigo:

  • Band AID
  • Gazes
  • Esparadrapo
  • Algodão
  • Antisséptico
  • Tesoura

Levei em consideração esses itens, pois o que ocorre com mais freqüência, com quem anda de bicicleta são as quedas. Mas existem muitos itens faltando nesta relação, como analgésicos, antitérmicos, soro fisiológicos entre outros.

O kit deve sempre ter itens que atenda sua necessidade. 

Responsabilidade Ecológica, por último e não menos importante, quero falar sobre a responsabilidade ecológica que nós devemos ter, porque somos educados e preocupados. Bicicleta por si só é um meio que transparece e passa a imagem de sustentabilidade, ecologia e outros adjetivos que podemos citar para dizer que somos ecologicamente correto. Por isso NÃO JOGUE LIXO NA RUA, NATUREZA E LOCAIS IMPRÓPRIOS. Leve consigo uma sacolinha ou reserve um espaço para deixar seus resíduos. 

PEDALAR É VIDA 
PEDALAR É SAÚDE
PEDALAR É HIGIENE

Um abraço e até a próxima...comente nossos artigos, sua opinião é importantíssima para todos.

3 comentários: