quarta-feira, 3 de abril de 2013

Ciclista cuidados com o risco de afogamento

Arquivo pessoal

Muitos ciclistas viajam por diversos lugares todos os dias, sejam em centros urbanos, litorais ou montanhas. Aqui no momento bike já falamos sobre alguns cuidados, dicas, e primeiros socorros que podem ajudar qualquer pessoa em um cicloturismo. É importante lembra que primeiros socorros podem salvar vidas, por isso temos que ter uma atenção importante a estes cuidados.

Hoje iremos abordar primeiros socorros em relação a afogamentos, imagino que alguém vai pensar que este assunto não tem nada a ver com bike. Pois acredito que tenha sim e irei explicar nas próximas linhas.


Leia Também

É preciso lembrar que a bicicleta é um meio de transporte, assim como carro, ônibus, caminhão, avião, metro e etc. E por isso com ela, chegamos a qualquer lugar, inclusive em praias, lagos, cachoeiras locais que possibilitam o risco de afogamento.

Muitos ciclistas, inclusive eu, uso da desculpa de chegar a algum lugar pelo simples fato de ir pedalar. Às vezes sei que o lugar não pode ter tantos atrativos, mas pelo prazer de pedalar eu vou assim mesmo.

Quando pedalamos para locais em que a diversão será na água, como cachoeira, lagos, rios e etc, deverão tomar alguns cuidados:

  • Saber nadar (Tenha certeza que você sabe nadar, no ambiente que se encontra, isso vale muito para praias, onde a dificuldade para o nado é maior)
  • Evite entrar na água se ingeriu bebida alcoólica (Isso acontece, existem ciclistas que ingerem bebida alcoólica em pedais)
  • Evite entrar na água após o uso de drogas sejam elas ilegais ou legais (Por ex: medicamentos)
  • Evite entrar na água se perceber que está muito cansado (Muitos afogamentos ocorrem por câimbras e fadigas musculares)
  • Procure reconhecer locais seguros para nadar (Identifique se existem pedras, peça para quem saiba nadar verificar a profundidade, se o fundo é firme e seguro)
  • Identifique se existe correnteza
  • Evite pular do alto de pedras, arvores e etc.
  • Se uma correnteza te levar, procure nadar diagonalmente e nunca contra a correnteza.

Os cuidados por mais que possam ser exagerados, são alternativas para diminuir o risco. Em qualquer atividade que se faça, sempre existirá o risco de acontecer algo alguns são previsíveis e outros não. Mesmo que os cuidados tenham sido tomados e ocorra um afogamento, o que se deve fazer:
Antes precisamos saber que em uma situação de afogamento temos algumas atenções a serem seguidas, conforme os Bombeiros do Rio Grande do Sul nos demonstram.

Fase de resgate

Na fase de resgate temos quatro fases a seguir:
·         Fase de Observação
·         Fase de entrada na água
·         Fase de abordagem
·         Fase de reboque
·         Fase de atendimento

Fase de Observação

Neste momento devemos perceber o numero de envolvidos no afogamento, os materiais disponíveis para salvamento, a profundidade do local. Neste momento acho até interessante mencionar, que nos ciclistas devemos levar kit primeiros socorros, manutenção e para pedais em cachoeiras e lagos, acho interessante se levar cordas e câmaras para usar como bóia.

Fase de entrada na água

Não sendo o possível o salvamento sem entrar na água, quando se for entrar na água deve se ter certeza que a vitima esteja lhe vendo e, que a entrada seja feita na diagonal a vitima e em diagonal à correnteza.

Fase de abordagem

Neste momento devemos tomar muito cuidado e manter a calma, pois precisamos abordar a vitima verbalmente (Identificando-se, procurando mantê-la calma e orientando que ela fique de costas) facilitando com isso a abordagem física. A pessoa no momento que procura ajudar a vitima deve levar consigo algo que ajude a vitima a se apoiar. Ele deverá deixar o braço dominante livre para o nado e o outro braço deverá segurar a vitima, sendo passado por baixo da axila da vitima e apoiando no peito, essa mão deverá ser usado para segura o queixo do afogado.
Repare que nesta imagem, o braço está por cima da axila


Fase de reboque

Nesta fase o objetivo é levar a vitima para a parte mais rasa seja na praia ou em lago, em situações que a vitima apresente inconsciência e esteja no mar agitado, é orientado que o socorrista leve a vitima para mar adentro, pois é um loca mais calmo e o mesmo poderá pedi ajuda de um surfista ou repensar sua estratégia. Ao sair da água procure manter a vitima com o peito acima da linha da cabeça, para evitar vômitos

Fase de atendimento

Neste momento devemos tomar alguns cuidados de acordo com a situação da vítima.
  • Procure acalmar a vitima, repousá-la e aquecê-la.
  • Manter a vitima deitada lateralmente, para evitar a absorção de líquidos

Outros procedimentos em casos particulares seriam:
1. Fazer a desobstrução das vias aéreas através da extensão do pescoço , da retirada do corpo estranho e da tração mandibular atentando sempre para a possibilidade de trauma cervical.
2. Em vítimas com parada respiratória, proceder com a respiração boca-a-boca objetivando manter a oxigenação cerebral.
3. Em vítimas com PCR, efetuar a RCP em casos que o tempo de submersão seja desconhecido ou inferior à uma hora.

Respiração Artificial Boca-a-Boca:



Poxa Luiz quanta informação.

Pois é, em um primeiro momento realmente o numero de informações podem parecer exagerados, porém é importantíssimo que procure meios de praticar estes cuidados, procure locais que ofereçam cursos de primeiros socorros gratuitos. Converse com bombeiros ou postos de saúde de sua região sobre locais que ofereçam curso de primeiros socorros gratuitos.

Não caiam na falsa perspectiva de que isso nunca acontecerá com vocês, pois só temos a preocupação de saber sobre algo, quando acontece conosco ou com alguém querido.

Bom pedal a todos e até a próxima

1 comentários:


  1. que tal aumentar suas visitas todo o dia sem precisa add nenhum código ou banner sim isso e possível e alem disso e grátis cadastre-se agora mesmo no Surfando Mais um site de divulgação de urls
    http://surfandomais.x10.mx

    novidade agora você pode ter ate 10000 mil visitas num mês

    não precisar coloca nenhum banner, não tem iframe , não tem vírus Surfando Mais e um Site para Divulgação de Blogs e canais do youtube um site Seguro

    ResponderExcluir

1 comentários:


  1. que tal aumentar suas visitas todo o dia sem precisa add nenhum código ou banner sim isso e possível e alem disso e grátis cadastre-se agora mesmo no Surfando Mais um site de divulgação de urls
    http://surfandomais.x10.mx

    novidade agora você pode ter ate 10000 mil visitas num mês

    não precisar coloca nenhum banner, não tem iframe , não tem vírus Surfando Mais e um Site para Divulgação de Blogs e canais do youtube um site Seguro

    ResponderExcluir

Postagens populares